top of page

Mandalas. O que são, como se fazem, para que servem?

Mandala. O que são, como se fazem, para que servem?
Muito se fala sobre a Mandala, mas o que é, como se desenha e como as podemos utilizar desde o ponto de vista decorativo, é o que veremos a seguir.

MANDALA

Quando falamos de Mandalas pensamos em círculos coloridos bonitos, atraentes e interessantes que podemos utilizar como elemento decorativo.
Mas na verdade este é uma espécie de instrumento, um símbolo ou ferramenta utilizada com fins religiosos, espirituais e meditativo em alguns países de cultura oriental.

 
SIGNIFICADO

Em sânscrito significa círculo. E Numa linguagem simples podemos dizer que as Mandalas são diagramas geométricos que simbolizam a integração e harmonia universal
Na religião budista ou Taoista este elemento é utilizado espiritualmente para atrair a atenção de praticantes e adeptos, como ferramenta de guia para estabelecer um espaço sagrado e como ajuda para a meditação.
Na visão comum do mundo ocidental e colocando de parte qualquer tipo de interpretações espirituais e religiosas, a Mandala é uma representação geométrica de círculos, quadrados, linhas e curvas e figuras conhecidas que se conjugam para criar um elemento decorativo atraente.

PROPRIEDADES
  • Tem propriedades relaxantes.

  • Poderá ser um auxiliar à serenidade.

  • Pode ser considerado um objecto com energia positiva, como que um amuleto ou talismã.

  • Em todo o caso , em todas as culturas, possui uma mística forte associada a eventos positivos e nobres, de elevação espiritual.

DESENHAR UMA MANDALA

Existem muitas formas de desenhar a mandala, eu vou explicar aqui o meu método.
Como elemento decorativo, ela é desenhada a partir do circulo.

O circulo é dividido em raios para obter pequenos espaços que podem ser desenhados individualmente de acordo com a nossa imaginação. Quantos mais raios, mais complicada e rico será a desenho final.
Uma vez que decidimos em quantos raios dividimos o circulo, tomamos uma das porções e a desenhamos com linhas e curvas ao nosso gosto.

Estas porções ao serem armadas em sequência dão origem á Mandala. As vezes o resultado final é realmente surpreendente

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

E uma vez desenhadas podem ser coloridas seguindo os espaços definidos pelos padrões desenhados.

CONCLUSÃO

Na nossa visão ocidental as mandalas são realmente utilizadas como elemento decorativo
O que podemos fazer com elas uma vez desenhadas e coloridas fica a nosso critério… desde uma tela, a um relógio, decoração de ambientes, murais em paredes…as formas sempre atractivas são tão infinitas quanto a nossa imaginação.

mandala.jpg
mandala-1.jpg
mandala-2.jpg
mandala-3.jpg
bottom of page